24.4.13

Documentário sobre tradição da carpintaria naval estreia nesta quinta




A poética na carpintaria de sonhos

Em dezembro de 2012, iniciou-se o ciclo de lançamento do documentário paraense "Mestres carpinteiros  Navais: conhecer para valorizar", produzido por Samir Raoni, com direção de Mateus Moura, ambos integrantes da APJCC. O filme, viabilizado pela Funarte/Minc através do edital Microprojetos da Amazônia Legal, já teve exibição em São Paulo, Macapá e Sorocaba. A vez de Belém chega nesta quinta-feira, dia 25, em sessão única no Cine Líbero Luxardo.

O documentário apresenta a riqueza do saber dos mestres carpinteiros e a realidade poética vivenciada na construção das embarcações em um dos estaleiros artesanais mais antigos da região, localizado na rua do Funil. Partindo deste eixo central, é abordada também a realidade vivida nas casas de dois mestres em comunidades no município de Vigia de Nazaré, retratando as dificuldades que uma das profissões mais antigas da Amazônia vem enfrentando.

Agenda

Após a sessão em Belém, o documentário será exibido no 1˚ Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, em La Paz, na Bolívia. Depois disso, retornará para o Brasil, encerrando o ciclo de lançamento em Cananéia, no litoral paulista.

Serviço:

Dia 25/04 (quinta-feira) às 17h
No Cine Líbero Luxardo (Centur - Av. Gentil Bittencourt, 650)
Entrada franca


Nenhum comentário: