27.3.13

APJCC e SESC Boulevard realizam oficina sobre o cinema francês



A proposta da programação é percorrer o caminho do desenvolvimento da linguagem cinematográfica dentro do cinema francês. Nesse sentido, serão abordadas desde as controvérsias a respeito do nascimento do cinema pelas mãos dos irmãos Lumière até a primeira incursão dessa, então, nova tecnologia, no mundo do entretenimento através do ilusionista Georges Méliès. Ainda seguindo uma linha cronológica do desenvolvimento do cinema francês, a oficina passará pelo Impressionismo dos anos 20, pelo Surrealismo surgido no final dessa mesma década, pelo Realismo poético dos anos 30 e 40, pela sua modernização com a Nouvelle Vague e pelo papel da Cahiers du Cinéma, finalizando com uma explanação do atual cenário francês. O trabalho dos cineastas mais significativos também será abordado de forma específica.

Metodologia

A oficina será executada por meio de textos de caráter histórico e ensaios críticos sobre as várias fases do cinema francês, seus principais realizadores, e as obras de maior influência. A exposição será alternada com a exibição de trechos de filmes que elucidem cronologicamente o desenvolvimento da linguagem cinematográfica na França desde 1895 até os dias atuais.

Agenda

17/04................O Nascimento do Cinema na França | O Impressionismo

18/04................O Surrealismo | O Realismo Poético

19/04................A Cahiers du Cinéma e a Nouvelle Vague

20/04................Mise-en-scène dos Cineastas franceses | Panorama do Cinema Francês Contemporâneo


Sobre o ministrante:

Guimarães Neto é colaborador junto à APJCC no movimento cineclubista em Belém entre 2008 e 2009; membro oficial da APJCC desde de 2010, já tendo atuado nos projetos CineUEPA, Cine Aliança Francesa, Cine CASA e Cine CCBEU. Realizou dois vídeos de curta duração  (Escorpião, câncer e ságitario e Estudos Sobre o Erotismo vol.1) em novembro/dezembro de 2011 e, entre agosto e novembro de 2012, o documentário de média duração "O espectador comum".

Serviço:

Oficina "Retrospectiva sobre o cinema francês"
De 17 a 20 de Abril (quarta a sábado)
Das 10h às 13h
No Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523)
Inscrições de de 02 a 16/04 apenas no local
ATIVIDADE GRATUITA

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem possibilidade de repetir esse curso a noite?

Anônimo disse...

De tarde ao menos, mas não de manhã.