24.4.12

Vale a pena ver de novo?


Desde 2006, ano em que o Cine Olympia “passou” das mãos da família Severiano Ribeiro para a mesa da prefeitura, a novela anda se arrastando - digna de um dramalhão que faria qualquer Maria do Bairro meter o rosto na lama de tanta vergonha.  2012 é o ano de comemorar, bradar, puxar o último sinal de oxigênio. De estufar o peito e gritar de joelhos nas maltratadas mangueiras de nossa cidade, que, em Belém do Pará, existe, quiçá, o cinema mais antigo em atividade do mundo. Que honra!
As atividades alusivas ao aniversário do espaço senil começaram este ano: mostra de filmes - projetados em DVD -, palestras, mesas redondas etc e etc. O centenário Cine Olympia virou Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Belém. O projeto que circula promete “promover, garantir e incentivar a preservação e o tombamento do Cine Olympia, que também passará a ser exclusivamente e definitivamente um centro de exibição de obras audiovisuais”. Segundo a Câmara Municipal de Belém, no correr dos anos, pouco se fez pelo prédio e suas instalações. À época, o prefeito Duciomar Costa “resolveu atender aos APELOS da sociedade, que compareceu à sessão de despedida, e viu nosso 'líder' assinando um contrato com o proprietário da casa, para mantê-la, por três anos, como espaço cultural”. Dia 24/04/12, o espaço comemora com o "dia especial",  intitulado docemente de "Dia do Centenário do Cinema Olympia" - que está sendo divulgado e o público "comum" não pode participar. A  participação do espectador  depende de um  convite; "Entrada mediante apresentação de convite". Grande mimo para aqueles que, realmente, fazem, um espaço de exibição funcionar. No dia 14 de abril de 1912, aconteceu  o naufrágio mais famoso do mundo, a embarcação luxuosa Titanic afundou. Dez dias depois do acidente, um espaço chamado “Olympia”, na terra das  mangueiras, recebe pessoas chiques para presenciar a beleza que cerca a sétima-arte. Parece que o maior naufrágio da história perde seu posto. O “dia especial” está marcado para começar às 18hs. É o recomeço de um filme do qual sabemos como será o fim.

Em tempo: depois do filme “Titanic” (1997), de James Cameron, não existiu outro que levasse tanta gente ao Cinema Olympia. Fazer do espaço o que era antes é uma tarefa árdua, em função das diversas crises que atingiram as salas de exibição. Mas um pouco de respeito com o público, que gera força ao, ainda, lindíssimo cinema, não é pedir demais.

3 comentários:

Atalante disse...

Esse Mark é foda! Quando entrares pra ACCPA eles vão te dar convite.

Miguel Haoni

Anônimo disse...

Se tiver o convite específico para o coffee break, o Mark vai ser o primeiro. Mas tem que ter uns docinhos e empadinhas com o rosto do Hitchcock!

Mark.

Atalante disse...

Vinhos e salgadinhos. Aniversário do Olimpia fechado para o público! Belém é o reino da cretinice mesmo..