18.1.10

Inscrições abertas a realizadores paraenses interessados em participar do cineclube da Fapespa


O projeto INOVACINE abre espaço para que realizadores de cinema paraense possam exibir seus filmes nas ações cineclubistas que serão desenvolvidas nos pontos de cultura e nos infocentros do Programa NavegaPará entre janeiro e maio de 2010.

O INOVACINE resulta de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e a Associação de Jovens Críticos do Pará (APJCC). Na sua primeira fase, o INOVACINE projetou dez filmes nacionais no espaço cultural Ná Figueredo.

Os filmes exibidos nessa nova fase continuam sob a curadoria da APJCC, entretanto, com esta chamada pública a meta é interagir com realizadores e produtores amazônidas. As sessões continuam abertas ao público. Ao fim das mesmas, uma conversa acontecerá entre o cineasta paraense e o público presente às sessões.

Os realizadores interessados em ver seus filmes projetos nas sessões cineclubistas do INOVACINE devem encaminhar um e-mail para o Gabinete de Comunicação e Imagem da Fapespa, informando seu interesse. De seguida, os realizadores receberão em sua caixa de correio eletrônico uma ficha cadastral que deverá ser assinada e entregue na Fapespa.

De acordo com o coordenador do projeto, Francisco Weyl (assessor de comunicação da Fapespa), o objetivo é divulgar a cultura cinematográfica, refletir o cinema ficcional e documental e percorrer com olhos e ouvidos os caminhos e as fronteiras abertas pela cinematografia que se faz na Amazônia.

“O INOVACINE é um projeto político de marketing cultural que facilita a criação de uma nova cultura visual comunitária, ao mesmo tempo em que democratiza o audiovisual e congrega a comunidade para a construção da cidadania participativa, justa e fraterna”, finaliza.

Serviço - Chamada para realizadores paraenses exibirem seus filmes no projeto INOVACINE. De 7 a 31 de janeiro de 2009. Informações por e-mail (comunica@fapespa.pa.gov.br).

© FONTE: Fapespa/Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário: