29.3.09

Mestre Chabrol quarta-feira no Cineclube Aliança Francesa

Cineclube Aliança Francesa apresenta:



Merci pour le chocolat (A Teia de chocolate). Claude Chabrol. 2000. cor.





A Teia de Chocolate é uma interessante combinação de maldade, brincadeira e paixão, oculta sob a superfície calma e rica da burguesia suíça.
Milka Muller (Isabelle Hupert, melhor atriz no Festival de Montreal) é a diretora geral da empresa Chocolate Muller e vive na Suíça com seu marido André Polonski - um prestigiado pianista -, e Guillaume, filho do primeiro casamento de André. Jeanne Pollet é uma jovem pianista que ainda não começou seus estudos no conservatório e que um dia descobre que, quando nasceu, esteve a ponto de ser trocada no hospital por Guillaume. Decidida a desvendar os mistérios que envolvem sua origem, ela visita André e eles se entendem em pouco, graças ao amor que ambos têm pela música. Pequeno
s gestos, porém, chamam a atenção da jovem para o que ela suspeita ser um comportamento estranho em Mika. O resultado desta trama é nada menos que brilhante.

No filme de Brad Bird, uma animação lançada pela Pixar/Disney em 2007 chamada Ratatouille , um ratinho de nome Remy, descobre – através do grande Chef Gusteau – que qualquer um pode cozinhar, não importando a classe social, a escolaridade, o tamanho ou a espécie. Nas suas aventuras em busca de novos pratos vemos o prazer do pequeno rato em criar o novo; seu irmão, o grande glutão Emile, convencionou que o alimento é pra saciar a fome, nada mais. Numa brilhante cena – só possível na linguagem da animação – o diretor nos emociona com um Remy que tenta a todo custo explicar ao seu irmão insensível à sua arte e a sensação da contemplação de uma degustação, da beleza na mistura de aromas e sabores, da poesia que a criação pode atingir no objeto comestível. A culinária é a arte que encanta o rato, e o alimento é a matéria-prima que ele utiliza para as suas criações.
Merci pour le chocolat (traduzido diretamente para o português: Obrigado pelo chocolate. E lançado no Brasil como “A teia de chocolate”) é um filme de um senhor do cinema chamado Claude Chabrol. Maduro, artista que atingiu o nível da serenidade do mestre que dominou técnica e vida, através, desde o início, de um cinema comercial – contrapondo seus amigos da Nouvelle Vague - encanta sempre platéia e crítica. Pupilo de Alfred Hitchcock e Fritz Lang, no caminho do suspense e do thriller, Chabrol brinca sério de cinema, produzindo quase uma obra-prima do gênero por ano.
Como cineclubista agradeço pelo chocolate que o cineasta fez em 2000, cabe a nós apreciá-lo, degustá-lo. Como convidado especial, o próprio Chabrol em vídeo, vai nos falar – como Remy ao seu irmão - um pouco do seu ofício e de uma ferramenta em especial: a mise-en-scène.Bom apetite.

Mateus Moura.



SERVIÇO:
01/04/09 (quarta-feira)
19:30
Armazém Santo Antônio (Av. Quintino Bocaiúva, 1969, entre Nazaré e Braz de Aguiar)
Entrada franca!
Legendas em português!

Nenhum comentário: