10.12.08

Vanishing Point na Maldita

Sessão Maldita apresenta:



SERVIÇO:


Vanishing Point. Richard C. Sarafian.1971. cor. 
13/12 (sábado) às 21:30 - CINE LÍBERO LUXARDO (CENTUR)


ENTRADA FRANCA!

“Kowalski, para quem a liberdade é a velocidade da alma...”  (Super soul)

Essa frase praticamente define um dos mais fortes sentimentos que Kowalski nos passa. Podemos ver além. Algo como a ressaca de Woodstock, o fim de uma época, de um percurso repleto de sonhos perdidos, esse é o trajeto que o Dodge Challenger branco que Kowalski pilota segue.
Vanishing Point é um dos mais reverenciados “road movies”(filmes de estrada) de todos os tempos, com seqüências virtuosas de ação em alta velocidade guiadas por diálogos simples e poéticos. O “road movie” é representado por obras das mais variadas como: Morangos Silvestres(Ingman Bergman), Easy Rider(Dennis Hopper) ou Brown Bunny(Vicent Gallo). Gênero onde a estrutura do argumento remonta tanto a Odisséia de Homero quanto ao “Bildungsroman” de Goethe, que evidencia o amadurecimento físico, moral e psicológico de um personagem, o revelando para si mesmo.
A fuga de Kowalski é um passeio episódico pela vida, ao contrário da viagem triunfante do herói em seu retorno para casa. Surgem distinções que apresentam um novo lugar ou destino, uma viagem ao infinito, o personagem descobre que as experiências o transformaram e o impossibilitaram de voltar a sua origem, só lhe resta escolher entre a morte ou o exílio, uma crise existencial que se estende por planícies mais vastas que a estrada percorrida por ele onde vislumbramos o reflexo da identidade perdida e paradoxal de um país. Kowalski é um herói mítico obstinado e perdido, imerso em sua desilusão árida e vasta como o deserto.

Max Andreone-APJCC

Nenhum comentário: