12.12.08

1 ano de APJCC - Mostra Melhores do ano





Os cine-clubistas do Cinema em Trashformação, Cine UEPa, e Fellinianos, completam este mês um ano reunidos sob o movimento Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC). E para comemorar a data, a APJCC realiza de 17 a 21 de dezembro no Cine Líbero Luxardo do Centur a mostra “Os melhores do ano”, reapresentando cinco grandes filmes exibidos em 2008 em cada um dos projetos apoiados pela associação.

A seleção dos filmes foi feita pelos próprios membros da associação, que tiveram a difícil missão de escolher as melhores obras exibidas este ano no Cine Uepa, Cine EGPA, Cinema na Casa e Sessão Maldita. “Rastros de Ódio”, de John Ford foi eleito para abrir a mostra, no dia 17, como representante do Cinema na Casa. A seleção ainda inclui “Kill Baby Kill” de Mário Bava no dia 18, “Contos da Lua Vaga” de Kenji Mizoguchi, no dia 20, “Roma” de Frederico Fellini no dia 21 e “Um Dia Qualquer” de Líbero Luxardo no dia 21. Este último foi incluído especialmente na programação em homenagem ao centenário do nascimento de Líbero Luxardo, comemorado no último mês de novembro.

Com a mostra, a APJCC encerra as suas atividades em 2008 com a sensação de missão cumprida. Durante todo o ano, o movimento underground realizou diversas ações para a democratização da sétima arte e formação do público cinéfilo em Belém, como mini-cursos, oficinas, exibições seguidas de debate, além da manutenção de cineclubes de caráter permanente como o Cinema na Casa e o Cine Uepa. Para 2009, a associação já planeja a inauguração de um cine-clube da própria APJCC, que deve funcionar como espaço de encontro e discussão entre seus membros e o público. Já a tradicional “Sessão Maldita” deve continuar atraindo dezenas de cinéfilos ao Líbero Luxardo, só que agora às sextas-feiras, e não mais aos sábados.

Rodrigo Cruz



SERVIÇO
Aniversário de 1 ano da APJCC
Mostra “Melhores do Ano”

De 17 a 21 de dezembro (quarta a domingo)
Sempre às 15:00 h
No Cine Líbero Luxardo (CENTUR)
ENTRADA FRANCA



Realização: APJCC
Apoio: Cine Líbero Luxardo e MIS

Nenhum comentário: