22.9.08

Alguns ciclos se fecham e outros continuam

1. Cinema na Casa Apresenta:



A Última Tentação de Cristo, de Martin Scorsese (Dando continuidade ao Ciclo Martin Scorsese: Em Cada Cidade Existe um Homem)


 


Dia 23 de setembro (terça-feira), às 18:30, no auditório da Casa da Linguagem (Av. Nazaré, n 31). DE GRAÇA.


 


Sinopse:


O filme A Última Tentação de Cristo foi a mais polêmica e audaciosa obra de Martin Scorsese. Ao retratar o Messias a partir de seu aspecto humano - portanto inseguro e imperfeito -, o diretor despertou o ódio de diversos grupos fundamentalistas-religiosos, dentro e fora dos Estados Unidos, que acusaram a película, dentre outras coisas, de ser "o filme mais satânico já feito".
A oposição foi tanta que o filme demorou mais de quatro anos para ser realizado. A falta de financiamentos e de produtores dispostos a assumir o projeto obrigou Scorsese a reduzir os custos de produção até não mais poder. O resultado foi uma obra crua, de estilo único, que alia a marcante sofisticação do diretor a um sentimento de urgência quase documental.
A despeito das acusações, porém, A Última Tentação... é um filme de forte sentido religioso. Scorsese, ao assumir um tom realista para as ações de Cristo e seus Apóstolos, procura aproximar estes personagens de pessoas comuns, estabelecendo um laço real entre estes e o público.
A Última Tentação...foi a obra pela qual Scorsese mais lutou e representa em sua trajetória a paixão por um cinema vivo e livre.

Miguel Haoni
(Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema - APJCC)

3 comentários:

Luciana Moraes disse...

Adorei o site e principalmente gostaria de saber como posso me associar aos jovens criticos do Pará?
Desde já agradeço a atenção.
Luciana Moraes

Miguel Haoni disse...

Respondendo

apareça numa das sessões e fale comigo ou com o Mateus.
No´s lhe daremos qualquer informação que você´precise.

Luciana Moraes disse...

irei as reuniões, mas onde vcs costumam se encontrar, qdo e horario?
Luciana Moraes