2.9.08

Ações da APJCC em Setembro

1. Cinema na Casa Apresenta:



Ciclo Martin Scorsese: "Em Cada Cidade Existe um Homem"


 


O homem é produzido ou produz o seu meio? Nascido nas ruas sujas de Nova York, Martin Scorsese precisou construir um abrigo para não ser tragado, como muitos de seus velhos amigos, pela violência urbana. A fé, a base familiar e um amor irracional pelo cinema ofereceram ao jovem Marty um caminho a seguir: a arte.
Quando decidiu fazer filmes, Scorsese possuía uma convicção que acompanharia sua vida e seu trabalho para sempre: a de que todo homem é uma ilha! No seu caso, uma ilha dentro de outra.
O cinema de Scorsese é tão humano quanto um riff de guitarra ou um tiro pelas costas. É visceral e sofisticado, agressivo e inteligente, imoral e lúdico. Em uma palavra: contraditório - como todos os seus personagens. Sua obra lança luz sobre os traumas de uma raça falida que se arrasta - seja nos puteiros da Judéia ou nos templos de Las Vegas - para a própria destruição. Ou simples cegueira.
Por vezes um certo esquerdismo tacanho nos impede de apreciar corretamente a produção hollywoodiana. Um certo "medo de ser colonizado pelo imperialismo demoníaco" turva nossos olhos para a Grande Arte realizada nos Estados Unidos. Em setembro o Cinema na Casa abraça a polêmica e promove o Ciclo Martin Scorsese; um sujeito que foi produzido mas modificou definitivamente o meio que escolheu: o Cinema.

Miguel Haoni
(APJCC)


 


Programação:
02/09 - Caminhos Perigosos
09/09 - Taxi Driver
16/09 - Touro Indomável
23/09 - A Última Tentação de Cristo
30/09 - Cassino


Toda terça-feira, às 18:30, na Casa da Linguagem (Av. Nazaré, n 31).
ENTRADA FRANCA


 


2. Cine Uepa Apresenta:


 


Ciclo Cinema e Gêneros


 


Cada gênero cinematográfico - para o bem ou para o mal - tem seu público fiel. Todo público fiel - para o bem ou para o mal - é tão fiel que vira torcedor. Como bom torcedor, seca o time adversário... perde-se. Além dos reles mortais estão os que apreciam o verdadeiro cinema, que deliram ser aquele irrestrito de condições, mais notadamente o "cinema de arte europeu". Cineclube de Academia é normalmente o recinto perfumado de intelectualidade, distante do mal-cheiro do vulgar entretenimento. O Cine Uepa - Cineclube da Universidade do Estado - propõe a sujeira atmosférica do cinema de gênero. Preocupados com a miopia, o cancro estético, a viseira e o funil, apresentam-se obras-primas de gêneros e sub-gêneros comumente desprezados. "Três Homens em Conflito", western spaghetti de Sergio Leone abre a tampa do esgoto, seguido pelo musical de família "Agora Seremos Felizes" de Vincente Minelli, pelo slasher de dia das bruxas "Halloween" de John Carpenter e finalizando com o golpe final de kung fu shakespeariano "O Assassino de Chantung" de Chang Cheh. Sejam bem vindos e não levem pipoca.


Mateus Moura
(APJCC)


 


Programação:


05/09 - Três Homens em Conflito (Sergio Leone)


12/09 - Agora Seremos Felizes (Vincente Minneli)


19/09 - Halloween (John Carpenter)


26/09 - O Assassino de Chantung (Chang Cheh)


Toda sexta-feira, às 18:30, no auditório do CCSE/UEPA (Av. Djalma Dutra, s/n).  ENTRADA FRANCA


 


3. Sessão Maldita Apresenta:



Ciclo A História Secreta do Cinema de Horror Italiano


 


Foi na Itália de Federico Fellini e Luchino Visconti que surgiu os nomes que imortalizaram o gênero horror. De um lado, Dario Argento, que de aprendiz esforçado dos filmes de Hitchcock, se transformaria em um grande maestro imagético com as obras-primas "Terror na Ópera" e "Profondo Rosso". De outro, Mario Bava, com sua ironia mordaz deu ao cinema seu mundo fantástico e cheio de cores e, também, pincelou o que viria a ser chamado de "Giallo"- filmes de suspense italianos. E por último, Lucio Fulci, diretor versátil, que começou realizando comédias pueris, depois westerns, até chegar ao gênero que o fez um dos mais brilhantes realizadores do cinema, o "horror". É em cima dessa trinca que o cinema pôde sonhar, se libertar e exagerar. Em comemoração ao aniversário de um ano do grupo Fellinianos- grupo que retomou a sessão maldita no segundo semestre de 2007- a APJCC, em parceria com o Cine Líbero Luxardo, apresentará ao público paraense o pungente e secreto cinema de horror italiano.


 


Aerton Martins
(APJCC)


 


Programação:


06/09 – Pavor na Cidade dos Zumbis (Lucio Fulci)
13/09 - Terror na Ópera ( Dario Argento)
20/09 – Kill Baby Kill (Mario Bava)
27/09 – Tortura ( Lucio Fulci)


Todo sábado, às 21:30, no Cine Líbero Luxardo (CENTUR - Av. Gentil Bitencourt, 650). ENTRADA FRANCA

Um comentário:

Bebel Paulo disse...

Ol'a, gostaria de saber como posso fazer parte da APJCC.
Obrigada.