20.3.08

Matéria d'O Liberal

Sessão Maldita volta “Dragões da Violência” no Líbero
20/03/2008 - 12h30m


O Cine Líbero Luxardo retoma a “Sessão Maldita” em 2008 com algumas alterações. A primeira é que a programação do ano ficará a cargo de uma equipe formada pela Associação Paraense dos Jovens Críticos de Cinema. A segunda é que passará de sexta para sábado, com semanas alternadas no mesmo horário de sempre, às 21h30 com entrada franca.

O filme de abertura de 2008 será “Dragões da Violência” de Samuel Fuller neste sábado, dia 22. Das mais importantes do cinema americano, a obra de Fuller é marcada por filmes de gênero, especialmente policial, guerra e faroeste. “Dragões da Violência”, realizado em 57, conta a história de Jessica, (vivida por Barbara Stanwyck) uma fazendeira que dirige com mão de ferro o seu rancho apoiada por uma equipe de quarenta homens. Após uma confusão provocada por seu irmão baderneiro, ela tenta salvá-lo, mas terá que enfrentar não só o novo chefe da cidade como também os seus próprios sentimentos. A partir daí, sexo, amor e violência serão os elementos com os quais Fuller romperá os padrões do gênero western ou como afirma a crítica, os reinventará.

‘Movimento APJCC’ e sua parceria com o Cine Líbero.

A ‘Sessão Maldita’ de 2008, contará com a parceria da APJCC - Associação Paraense de Jovens Criticos de Cinema, junção de três grupos de cineclubistas undergrounds de Belém: “Fellinianos”, grupo formado por Aerton Martins e que colaborou com algumas sessões de 2007, “Trashformação”, grupo fundado por Max Andreone, que exibia filmes cult no Cefet, e o Cine-Uepa, fundado pelos alunos de letras, Miguel Haoni e Mateus Moura, que desde o ano passado exibem com regularidade filmes clássicos no Campus I, da Universidade do Estado. “Temos os mesmos interesses, amamos o cinema, e a APJCC pretende tampar esse imenso buraco que existe em Belém, com relação à exibição de filmes importantes para a história do cinema”, diz Aerton.

Sobre “Dragões da Violência” , Aerton afirma que o filme “está marcado por uma inquietação plástica similar a dos expressionistas. O filme quebra alguns códigos dos faroestes, deixando de lado o tom mítico. Poucos faroestes possuem o lirismo empregado pelo cineasta “contrabandista”. A abertura do filme, com movimentos virtuosos de câmera, mostra uma preocupação que Fuller tinha, sempre, para com o cinema. Um cinema que fere, inquieto, de sentimentos e de violência...Fuller é o cinema ‘humor-negro’, seus fotogramas são ao mesmo tempo ousados e quietos. Privilegia a montagem com cortes secos e sua câmera invasora ensina o olhar cinematográfico. Influenciou diversos cineastas, de Jean-Luc Godard a Jim Jarmusch, de Martin Scorsese a Quentin Tarantino”

Sessão Maldita – Um espaço para a transgressão

A Sessão Maldita, inspirada no projeto dos anos 80, voltou ao espaço do Líbero no início de 2007 em plano piloto para testar os interesses do público. Foi sucesso total variando gêneros e provocando a platéia, seja pelo conteúdo formal, seja pela ousadia dos temas, ou mesmo pelo exercício livre que feria certa respeitabilidade do cinema. O ano de 2007 correu com acertos e erros, mas com a presença do público que lotou quase todas as sessões.

Neste ano, não perdendo a perspectiva da ousadia , dirigida especialmente aos títulos ou diretores que não tenham uma visibilidade que mereciam pelo mercado, a proposta da APJCC é inserir uma regularidade maior e estruturar uma linha de programação mais coesa, mas não perdendo de vista a provocação à respeitabilidade de um certo cinema inserido no mercado.

A Sessão Maldita quer trazer à tona filmes, gêneros, propostas que não operaram com as regras do jogo do mercado. Desta forma cria-se uma potencialidade de estilos e poéticas que manterá o público em sintonia com a diversidade. Depois de “Dragões da Violência” estão previstos entre outros obras de kaneto Shindo, Mário Peixoto e Michele Soavi.

Dragões da Violência
(Forty Guns. Faroeste. 90 min. EUA. 1957.)

Sinopse - Poderosa fazendeira dirige rancho apoiada por uma equipe de quarenta homens. Na tentativa de salvar seu irmão baderneiro de uma confusão, terá que enfrentar não só o novo xerife, como também os seus próprios sentimentos.

Serviço - Dragões da Violência de Samuel Fuller, às 21h30, na Sessão Maldita do CINE LÍBERO LUXARDO (Av. Gentil Bitencourt, 650, Térreo - esquina com Rui Barbosa). Informações: tel(91)32024321 E-mail: cll@fcptn.pa.gov.br

Nenhum comentário: