14.3.08

Gênese do Movimento

                             


       Fundada no final de 2007, o Movimento intitulado Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC) é o encontro fortuito entre três dos mais proeminentes cine-clubes da cidade de Belém: a Trashformação, que conduzia exibições de filmes cult no CEFET; o grupo Fellinianos, que assumiu as sessões malditas no Centur; e o Cine UEPa, responsável pela projeção e debate sobre clássicos da sétima arte no Campus I da Universidade do Estado.
       Afinados com o ideal introduzido por Adolfo Gomes e os pioneiros Amigos do Cinema de uma programação de qualidade e gratuita, a APJCC surge como tentativa de oposição a uma cultura exibidora oligárquica e acanhada.
       Em Belém existem dois pólos exibidores de cinema: a rede Moviecom, voltada para os filmes blockbuster de entretenimento e o "circuito alternativo", viciado em uma postura colonial francófila, saudosa dos tempos da Belle Époque. Tais posturas acabaram desrespeitando a ânsia da comunidade cinéfila por produções fundamentais de outros lugares e outros tempos.
       Estas grandes obras desprezadas foram a base para a formação de um circuito underground militante que, movido exclusivamente pela paixão ao cinema, atuou nas sombras da burocracia institucional.
       Hoje, organizados na Associação, os grupos pretendem atuar em vários níveis, para a formação de um público cinéfilo, dentro e fora da capital paraense.


 


Movimento APJCC

3 comentários:

André disse...

Metam ficha !

Fábia Martins disse...

Os Fellinianos sentem-se orgulhosos de poderem continuar, junto com nossos hermanos, esse projeto de levar o Cinema de volta ao público de Belém. Eu, particularmente, já me sentia muito bem participando e divulgando as sessões do Trashformação - lembro-me Max da sessão de OLDBOY, e dos comentários do Ronaldo Passarinho - e Cine UEPA, agora sinto-me mais orgulhosa de poder participar lado a lado com eles nesse projeto. Parabéns a todos! E vamos trabalhar.

ronaldo passarinho disse...

Faster pussycats! Kill! Kill!