16.12.13

Clássico do cinema de artes marciais na primeira Maldita do ano

Filme do diretor chinês King Hu será exibido na sexta, dia 17





Um dos dois filmes que King Hu fez de forma independente na Coreia do Sul em 1979, “Chuva de Luz na Montanha Vazia”, foi o escolhido para a primeira Sessão Maldita de 2014. O filme tem como fio narrativo os eventos que antecedem a escolha do novo superior de um monastério budista. Passado na China da Dinastia Ming, ele segue a tradição de filme histórico comum ao gênero que consagrou o diretor chinês: o wuxia pian ou filme de espadachim errante.

No entanto, este é um filme de artes marciais incomum, em que as sequências de luta são reduzidas a apenas três cenas. A agilidade da edição, que responde por parte da inovação que o diretor trouxe para o gênero na segunda metade dos anos 1960, ainda em Hong Kong, neste filme é mais sentida em cenas de perseguição e espionagem. Isso porque a sucessão no templo é apenas o pano de fundo sobre o qual se monta uma rede de intrigas, calcada na cobiça que alguns dos ilustres convidados a auxiliar nos eventos possuem sobre um pergaminho antigo, tesouro de caligrafia, guardado pelos monges.



Amálgama da carreira de King Hu, “Chuva de Luz na Montanha Vazia” combina duas faces do trabalho do diretor que nem sempre conversam entre si. Por um lado, as complexas intrigas de “Dragon Gate Inn”. Por outro, a contemplação da natureza e a sabedoria budista de “A touch of zen”, filme pelo qual o diretor foi premiado em Cannes. King Hu é, aliás, um dos maiores paisagistas do cinema chinês. A forma com a qual ele retrata a paisagem montanhosa só encontra equivalentes nas representações clássicas da arte pictórica chinesa.

Mas é não apenas o retrato da paisagem que o torna grande, mas o modo como Hu a integra aos homens. Não é a natureza que passa de pano de fundo a personagem, senão os personagens que são tratados como parte dela. Nos grandes agrupamentos humanos, nos seus movimentos, nos seus voos, está refletida a natureza: sua grandiosidade, sua fluência, seu ritmo. E quem torna tudo isso possível é, mais uma vez, o cinema.



Serviço:
Sessão Maldita apresenta “Chuva de Luz na Montanha Vazia”
Dia: 17/01 (sexta-feira)
Horário: 21h
Local: Cine Líbero Luxardo – Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650)

Realização: Cine Líbero Luxardo
Apoio: APJCC
Entrada franca

Nenhum comentário: