12.5.12

Matadouro apresenta "Subconcious Cruelty", de Karim Hussain





"Subconcious Cruelty" é como um parto complicado. Suas contrações têm um ritmo acelerado e como o título sugere, partem de um lado obscuro e pulsante onde a raiva e o descontentamento nascem. Quatro segmentos dão forma ao filme onde pesa uma atmosfera de repulsa às instituições sociais e religiosas. Um parto entre gritos e excessos, violento, sexual e pagão. Ruptura total com a burocracia conformista e asséptica das imagens e suas convenções narrativas. Muitas vezes procuramos na arte um fragmento desconhecido de nós mesmos, uma tentativa de reconhecimento, um reflexo agradável, mas até onde somos capazes de olhar nas trevas e admitir um pouco de verdade? "Subconcious cruelty" é como um abismo que nos devora, ele desafia nossa capacidade de mergulhar nesse mundo febril e perceber sua profundidade através do choque.

Max Andreone (APJCC -2012)

Quarta, 16 de Maio de 2012
No atelier de artes da UFPA/ 18:30
Subconscious Cruelty (Canadá/1999)
Direção, Roteiro e Edição: Karim Hussain.

ATENÇÃO: ESTE FILME NÃO É INDICADO PARA PESSOAS SENSIVEIS, GESTANTES, IDOSOS, CARDIÁCOS POR CONTER CENAS IMPACTANTES DE TERROR E VIOLÊNCIA.

5 comentários:

Anônimo disse...

isso é arte ?

Anônimo disse...

Não saberia responder. Quem responder o que é arte ganha um doce.

Aerton Martins (APJCC)

Anônimo disse...

Sim, quando contribui para intensificar nossa vida.

Max Andreone (APJCC)

Anônimo disse...

sem nônimos há nônimos?
creio que sim.

o espírito sem identidade questiona: isso é arte?
assim o personagem de subconcious cruelty se questiona: isso é a coisa mais bela da existência: o nascimento? e a resposta é afirmativa.
transformar o fenômeno mais belo da existência no mais feio é desafiar a criação? desafiar a criação criando a destruição para atingir o extremo do lado sombra do ser humano não é criação? o que é arte - criação, destruição, enfrentar deus, enfrentar o lado mais obscuro da sua própria psiquê, transformar em matéria uma substancia que em alquimia s'espanta?
esses dias estavam falando numa oficina de roteiro sobre quão é delicado construir cenas de violência, sexo - cenas-tabu - falavam que é muito fácil de perder a mão. bom, tem certos cineastas que cortam a mão e enfiam nas tripas, e daí surge o seu cinema... se eles são loucos, se devem ser afastados do salão chamado 'arte', são discussões de polainas e luvas... o cinema, antes de ser arte é audiovisual, e o homem, antes de ser uma máscara chamada artista, é uma quimera chamada imaginação. prefiro fulci a houssein, d'amato, rollin... mas são todos filhos do mesmo saco chamado foda-se.

Anônimo disse...

oi, perguntei se era arte porque queria uma resposta de vocês sobre o assunto. Estou tentando aprender sobre arte principalmente literatura e cinema, sei que arte é difícil ou impossível de conceituar.
sempre gostei de terror, mas só pelo trailler desse filme parece que ele tem algo que nenhum outro filme de terror que vi tem.