6.4.11

Cine CCBEU apresenta "Faces", de John Cassavetes


Através dos olhos, multifacetada, olhamos a alma: reflexo dos sonhos, dos medos, das cicatrizes e das feridas. Na face encontramos o semblante, no rosto interpretamos a máscara. Olhares, hesitações, rugas, decepções - na face secreta-se, vez ou outra, toda a complexidade de um ser. Vez ou outra...
À um cineasta como John Cassavetes, perscrutar em close (em zoom) as lágrimas desesperadas, o nojo de si, a sincera embriaguez e a inaudita decepção da vida é encontrar a arte onde ele a procura: na realidade mais crua, mais nua; mais sua. Sua pois reconstruída, com a sua equipe que vivencia, com ele, a arte, para recriar a vida; constrói com ele os pormenores da vida, para reencontrar a arte.
Faces, como A Doce Vida, é um filme sobre a madrugada dessas almas perdidas como os olhares, desses corpos decadentes como suas sociedades. O mal-estar, a civilização, o chiste, o álcool, dionísio, neurose, o lar, a família, a vida conjugal, a mesa de jantar, a cama meretrícia, o banho, o jazz, o jeans, as pessoas... tudo em fluxo está perdido no encontro dos atritos. A câmera se atira nesta corrente, furiosa. A forma-Cassavetes nasce então tão naturalmente de sua essência, através da inteligência da emoção.
O cinema como imagem do mundo nos propõe esse retorno sinestésico-simbólico aos sentimentos que nos assaltam diariamente, ou que pelo menos sabemos que assaltam seres de uma era como a nossa. John Cassavetes, homem, podre, belo, artista, alcóolatra, messias, misógino, gênio, sabia mais do que ninguém, que para existir é preciso fazer - não há tempo para outras preocupações.
Fez Faces. Como pôde, como deveria ser feito, como o destino de suas ações decretou.
Fez Faces, e nele insuflou um sopro de liberdade, com toda a responsabilidade que disso provém.
Faces é um feito, um feito inédito, um feito eterno.

Mateus Moura (APJCC - 2011)


Serviço:

7 de abril (quinta-feira)
às 18h30
no Cine-teatro do CCBEU - Tv. Padre Eutíquio, 1309
ENTRADA FRANCA

Cartaz: Cinthya Marques
Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro

Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail:
cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Facebook da APJCC

Nenhum comentário: