11.6.10

Inovacine repercute em blogs e redes sociais da internet

Matéria publicada em: 09/06/2010

Inovacine repercute em blogs e redes sociais da internet

Seja ele moderno, contemporâneo, nacional, internacional ou paraense, o assunto é sempre o mesmo: Cinema. É o que a caravana do Inovacine tem levado aos quatro cantos do Pará, desde que iniciou sua itinerância, no início deste ano. As ações desenmvolvidas pelo Inovacine tem repercutido em vários blogs e redes sociais da internet, ampliando o interesse pelo projeto em todo o Pará.

Os debates e exibições já passaram por vários espaços em Belém, mas também chegaram a Ananindeua, Bragança, Santarém e agora se prepara para seguir até Altamira de 21 a 25 de junho.

No mês de maio, entre os dias 24 a 28, o Inovacine esteve em Marabá (foto), onde exibiu os filmes e realizou uma vídeoconferência no Infocentro do NavegaPará, que fica dentro do GAM - Galpão de Artes de Marabá.

O Projeto Inovacine é realizado pela Fapespa em parceria com a Associação Paraense dos Jovens Críticos de Cinema do Pará. Além de provocar inúmeras discussões estéticas e históricas à respeito da sétima arte, o projeto tem despertado o interesse pela prática cineclubista em vários jovens que participam das oficinas e exibições.

É o caso de Luciane de Novaes, participante da Oficina de Formação Cineclubista realizada pelo INOVACINE em parceria com a Casa de Cultura em Marabá.

Após a exibição do filme Clube da Luta, que fez parte da programação, a experiência de Luciane com o Inovacine resultou em um texto publicado em seu blog, o Marabarte, onde ela demonstra a sua admiração pela iniciativa.

“Estes jovens lutadores - idealizadores e ministrantes do Projeto INOVACINE, em parceria com a FAPESPA – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará e a APJCC Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema, deram um verdadeiro show de luta, porque o fazem por sua grande paixão: o cinema. Mais ainda, pela ne-ces-si-dade de radicalizar, confrontar lendas e mitos, esculpir o valoroso ato de dialogar criticamente sobre produções audiovisuais para a grande tela. São contra a redução, a demagogia, o conforto massificado, comercial e agradável que tanto se vê”, escreveu Luciane referindo-se aos coordenadores do Inovacine Francisco Weyl, da Fapespa, e Miguel Haoni e Mateus Moura, da APJCC.

O texto dela repercutiu em várias redes sociais da internet ligadas à cultura e mais especificamente ao cinema.

“Muito gratificante para esse movimento ver essa semente germinando. Gostei muito do desenvolvimento do texto, ate porque gosto do filme o Clube da Luta. As termologias que você usa para descrever os meninos (Mateus, Haoni e Francisco) também é bastante interessante, porque não é só porque cai bem no texto, mas eles tem muito disso mesmo, essa paixão, esse anarquismo militante, esse mosqueteiros, são desbravadores, carpinteiros”, escreveu Samir Haoni, do Cineclube Argonautas.

De acordo com ele, é através de experiências como a de Luciane que é possível elevar o nível de participação comunitária das pessoas nestes projetos.

Agora em junho, para Altamira, o Inovacine levará mais uma oficina cineclubista, e em suas exibições, estarão os longas "Câncer", de Glauber Rocha; "Rio vermelho", de Howard Hawks; "Sangue de um poeta", de Jean Cocteau; "Mal dos trópicos", de Apichatpong Weeresethakul, e os curtas paraenses, "Shangrillah", de Fábio Hasegawa & "Balsa boieira", de Chico Carneiro.

Mais informações sobre o Inovacine, também no blog do projeto: http://inovacine-fapespa.blogspot.com/

Fonte: Ascom/Fapespa

Nenhum comentário: