8.6.09

Sinfonia de Paris de Vincente Minelli na quarta às 19:30

 Cineclube Aliança Francesa apresenta:




Sinfonia de Paris (An american in Paris). Vincente Minelli. 1951. cor.




Não se pode falar de western sem citar John Ford, ou suspense sem louvar Alfred Hitchcock. Quando se fala em musical é obrigatório pelo menos um nome: Vincente Minelli. Talvez o diretor que mais soube lidar com o cruel e lindo sistema hollywoodiano, este senhor vindo dos palcos da Broadway sem dúvida realizou obras-primas no gênero do melodrama e da comédia, mas foi no musical que se eternizou. O cinema de gêneros, nascido nos EUA, é um capítulo à parte na História do Cinema, entre os 10 maiores filmes de diferentes listas, provavelmente mais de 5 serão de gênero. E há quem manche tais filmes... certamente quem o faz nunca viu um Ford, um Hitchcock, um Minelli... pelo menos não com os óculos do cinema.
É notória a paixão de Minelli pela França, que transparece em obras como Gigi e Madame Bovary (a melhor adaptação na minha opinião, desbancando Renoir e Chabrol!). Mas é em Sinfonia de Paris (An american in Paris), que o americano faz sua homenagem à cidade-luz. A fantasia nascida do rigor e da sensibilidade desse poeta cinematográfico atinge um de seus ápices nesse grande clássico.
Ao som de George Gershwin, Gene Kelly e Leslie Caron dançam e cantam a Paris reconstruída pela produção sempre impecável de Arthur Freed. Um dos maiores musicais de todos os tempos, a fábrica de sonhos no paroxismo de seu poder encantador.

Mateus Moura.



SERVIÇO:
Local: Aliança Francesa (Tv. Rui Barbosa, 1851, entre Mudurucus e Conselheiro Furtado)
Data: 10/06/09 (quarta-feira)
Horário: 19:30
Legendas em português
Entrada Franca

Nenhum comentário: