17.8.08

Bava, Tarkovski, 1 Ano de Cine Uepa e Maldita

1. Cinema na Casa Apresenta:



Planeta dos vampiros (Terrore nello spazio). Mario Bava. 1965. cor.

Dia 19 de Agosto, terça-feira, às 18:30, no auditório da Casa da Linguagem (Av. Nazaré, 31). ENTRADA FRANCA


Sinopse: Em 1965, com um par de rochas de gesso, espelhos e fumaça, Mario Bava cria um planeta, e um filme: “Planeta dos vampiros” (Terrore nello spazio). Mistura de sci-fi com horror, poucos recursos obrigam a criatividade de um homem como Bava a usar o que tem. Como não consegue ser banal faz um filme único, imitado por muitos e inimitável em sua essência. Baseado no conto “One night of 21 hours” de Renato Pastriniero, o filme conta com a presença do americano Barry Sullivan como o líder que tem todas as respostas e, de quebra, a brasileira Norma Bengell no papel de Sanya. Mais uma obra-prima do maestro italiano.


Mateus Moura (APJCC)


 


2. Cine EGPA Apresenta:



O Espelho, Andrei Tarkovski. 1975.


 


Dia 21 de Agosto, quinta-feira, às 18:30, no auditório da Escola de Governo do Pará ( Av. Almirante Barroso, n° 4314). ENTRADA FRANCA.


 


Sinopse: Passado, presente e futuro fundem-se em um fluxo tão indiferenciado quanto o do sangue que corre em nossas veias. O Espelho é uma das obras máximas do cinema e é a responsável pela fama de autor incompreensível que paira sobre Tarkovski, a causa disso é a finalidade do filme que busca retratar a solidão, o sonho, as lembranças, o tempo e a misteriosa dança consangüínea das gerações. Quais são os laços que nos unem enquanto familiares? Qual o seu limite? Em que tempo vivemos? Será o presente mais presente que o passado? Margarita Terekhova, atriz responsável pela interpretação de duas personagens, é o invólucro onde pulsa esta bela e desafiadora história sobre a vida.


Murilo Coelho  (APJCC)


 


3. Cine Uepa Apresenta:



Noites Brancas, de Luchino Visconti. 1957. Preto e Branco.


 


Dia 22 de Agosto, sexta-feira, às 18:30, no auditório da reitoria do Cine Uepa (Av. Djalma Dutra, s/n). ENTRADA FRANCA


 


Sinopse: Mario está sozinho. Uma solidão desconcertante que fica mais e mais palpável a cada bar que se fecha, a cada luz que se apaga, a cada pessoa que volta para casa, onde alguém a está esperando. Mario está melancólico, sua presença é dispensável, o sentimento de ser vital não há, a vida lhe parece quase descartável. Por isso Natalia tem um impacto tão grande sobre a vida tão pequena desse homem. Pois é essa moça (também solitária, também triste), que Mario encontra chorando em uma ponte, a responsável por fazer esse fantasma de homem acreditar ser capaz de algo tão fantástico quanto mudar a vida de alguém, e assim mudar a sua própria.
No aniversário de um ano do Cine UEPA é com grande prazer que apresentamos “Noites Brancas”, uma obra-prima de Luchino Visconti. A elegância e a sensibilidade da direção, que cria uma atmosfera de sonho, de ilusão e de leve desespero, faz da história dessas duas pessoas que anseiam tanto por serem encontradas um das obras de arte mais belas e poéticas já produzidas.
No agridoce mundo de Mario e Natalia o presente é o lugar onde se sonha com o futuro ou se remoe o passado, fazer com que esta idéia seja inteligível utilizando imagens, movimentos de câmera e a sempre discreta (porém extremamente significativa) interpretação dos atores é onde reside a quase incompreensível genialidade desse que é um dos grandes artistas do mundo.

Felipe Cruz (APJCC)


 


4. Sessão Maldita Apresenta:



Tetsuo :The Iron Man (1988/ 67min)
Roteiro e direção : Shinya Tsukamoto
Elenco: Tomorowo Taguchi, Kei Fujiwara, Nobu Kanaoka, Renji Ishibashi, Naomasa Musaka, Shinya Tsukamoto


 


Dia 23 de Agosto, sábado, às 21:30, no Cine Líbero Luxardo (CENTUR). ENTRADA FRANCA.


 


Sinopse: Um homem é atropelado por um condutor que se põe em fuga. Gravemente ferido, o jovem punk reconstrói o seu corpo mutilado com pedaços de metal.


 

Nenhum comentário: