21.10.13

Sessão Maldita exibe Breezy, romance raro do gigante Clint Eastwood



O filme abre apresentando a personagem feminina central, Breezy, interpretada com muita singeleza por Kay Lenz. A menina, uma representação da geração "flower power", no ombro leva seu violão, chapéu de cowboy na cabeça e calça jeans, pega uma carona em uma estrada na Califórnia. A melodia doce de Michel Legrand enfeita o momento, uma luz e o harmonioso suspiro através dos créditos iniciais. Alguns planos são suficientes, o cineasta e gigante Clint Eastwood instaurou sua heroína.
Filmado em 1972, Breezy marca a carreira do audacioso e multifacetado cineasta Clint Eastwood. A imagem embrutecida dos cowboys que o também ator ajudou a forjar se aproxima da mão intimista que seu terceiro filme, realizado em sua produtora Malpaso, enverga na tela. A sensibilidade e a ternura sentidas nas últimas obras do diretor são mensuradas em Breezy.
A obra é um massacre interior sobre o amor e o desejo sexual. Dois amantes e suas diferenças de idade. Um homem de meia-idade, interpretado magistralmente pelo soberbo Willian HoIden, buscando reagir. Uma garota liberando luz. A essência de um filme de Clint Eastwood é liberada através do não dito, dos olhares. A emoção flutuante que o quadro fílmico capta entre os personagens reflete uma das inúmeras características de seus filmes; almas escondidas na escuridão. O homem chega do trabalho e nas sombras recebe a mão doce, em seu peito, de seu recomeço; o horizonte próximo gritando ternura. O envelhecimento, o peso da idade, são meditações recorrentes em toda a filmografia do cineasta, nada mais encorajador do que seguir em frente, empunhar a irremediável passagem do tempo sentindo o sopro sereno e devastador do amor e seus caminhos.

Aerton Martins (APJCC- 2013)


Sinopse:
Breezy é uma pungente história de amor entre um homem de negócios experiente em vender imóveis caros e uma jovem hippie que anda vagando pelas ruas com seu violão. É o terceiro filme dirigido pelo então jovem ator/cineasta Clint Eastwood. Breezy ama as pessoas sem esperar amor em troca, Frank ama apenas a si mesmo e começa a enxergar a vida ao lado dela.

Classificação: 18 anos.

Serviço:
Sexta-feira, dia 25 de outubro
Às 21h 15, no Cine Líbero Luxardo (Centur - Avenida Gentil Bittencourt, 650)
ENTRADA FRANCA

Realização: Cine Líbero Luxardo
Curadoria: Aerton Martins
Apoio: APJCC

Nenhum comentário: