20.3.12

APJCC e PARACINE realizam ação com o Cineclube Insular na Escola Bosque

Oficina de Edição Coletiva

Nos dias 23, 24 e 25, na Ilha de Cotijuba, Município de Belém, ocorrerá a Oficina de Edição Coletiva, ministrada por Mateus Moura, da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC). A ação é uma atividade da Paracine (Federação Paraense de Cineclubes) proposta pela Escola Bosque, sob a coordenação de Kid Quaresma, com intenções práticas de munir os interessados da ilha, que já filmam, com a técnica da edição.

Sessão do Cineclube Insular:


Suspiria. Dario Argento. 1977. cor. 98 min.



Girar na ciranda onírica é oportunidade colhida apenas aos que vivenciam o outro lado do espelho. Além dos questionamentos existenciais diante da imagem, há a própria existência em forma de luz. Não há mais reflexões quando somos no sonho de ilusões; há, sobretudo, sensações espirituais.
Dario Argento, no feérico Suspiria, nos convida a vivenciar a recriação de um de seus pesadelos. Ao som hipnotizante do rock progressivo da banda The Goblins, somos invadidos pelas sombras e pelas tempestades, pelo medo e pela beleza, pelo sangue e pelo vermelho. A alçada é a dos sonhos, o caminho o do cinema. 
Suspirar diante desse fenômeno eterno e refletir sobre as características essenciais ao gênero e particulares à obra são os interesses da sessão deste sábado. Eis o cineclube: a apagar e o acender das luzes. O inconsciente e o consciente coletivo. Morpheus e Logos. Juntos.

Mateus Moura (APJCC – 2012) 


Serviço da sessão:

24/03 (sábado), às 18h30
Rua Jarbas Passarinhos s/nº (em frente à Escola Estadual Márcia da Conceição)
Ilha de Cotijuba, município de Belém
Entrada Franca 


Realização: APJCC, Paracine, Cineclube Insular, Escola Bosque de Cotijuba

Nenhum comentário: