31.8.11

Cine CCBEU apresenta: "A Menina Santa", de Lucrecia Martel



Sinopse:

Amália (Maria Alche) e Josefina (Julieta Zylberberg) têm 16 anos e moram na cidade de La Ciénaga, na Argentina.Josefina pertence a uma família conservadora, enquanto a mãe de Amália, Helena (Mercedes Morán), é divorciada e dirige um hotel. Certo dia, após um ensaio de coral, as duas garotas se reúnem na igreja local para conversar sobre fé, vocação e segredos sentimentais. Pouco depois Amália conhece o doutor Jano(Carlos Belloso), que participa de uma conferência médica no hotel de sua família. O encontro leva a jovem a descobrir sua verdadeira vocação: salvar os homens do pecado.

Sobre a autora e o filme:

A arte do filme reside, numa redução grosseira, na criatividade em executar dois tipos de corte na matéria audiovisual: um corte temporal (no encadeamento das ações, decupagem de cena e montagem) e um corte espacial (na angulação do ponto de vista, enquadramento e relação plano/extra-plano). Tudo que se encontra entre estas duas dimensões pode ser chamado de mise-en-scène e é, particularmente, neste território que o cinema nasce enquanto expressão poética.
A cineasta Lucrecia Martel exibe em seus trabalhos uma absoluta consciência disso. Interessada antes em "cinema" e não em "cinema argentino" ou "cinema latino-americano", Martel evita os adjetivos de grife - tão caros a seus conterrâneos e vizinhos - e desloca seu olhar para questões mais essenciais que os acessórios geográficos: Como contar uma história através de imagens? Como compor os planos e cenas de maneira a extrair o máximo de expressividade? Como manipular o visual para, a partir dele, encontrar ressonâncias do invisível?
Questões de cineasta.
Os resultados são filmes fortes, eloquentes em seus silêncios, ao mesmo tempo espirituais e fisiológicos, sensuais e repulsivos.
Tais ambiguidades são a base para este "A Menina Santa" (2004) no qual dois universos humanos que gravitam independentes um do outro, se chocam a partir da intervenção da particularíssima câmera de Martel, lançando ondas de desejo, calor e musicalidade. Um filme sobre olhares e toques que muitas vezes não encontram seus objetos. Um filme sobre o espaço-tempo cinematográfico, sua infinitude de significados e a deliciosa aventura de explorá-lo.

Miguel Haoni (APJCC - 2011)

Serviço:
1°de setembro (quinta)
às 18h30
no cineteatro do CCBEU - Tv. Padre Eutíquio, 1309
ENTRADA FRANCA

Cartaz:Camila Hgkkr
Participação: Guimarães Neto
Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro

Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Facebook da APJCC
Fone: (91) 8717-9683

Nenhum comentário: