14.6.11

Cine CCBEU apresenta: "O que resta do tempo", de Elia Suleiman




Sinopse:

Versão ficcional de quatro episódios que marcaram a família do diretor desde 1948. Inspirado pelos diários de seu pai, combatente da resistência palestina, e pelas cartas de sua mãe aos familiares expatriados, ele reconstitui o cotidiano dos chamados árabes-israelenses a partir do momento em que escolheram permanecer em sua terra natal e passaram a viver como minoria. Memórias íntimas que se confundem com a história coletiva de um país em desaparecimento.

Sobre o filme:

"O que resta do tempo" de Elia Suleiman é um filme sobre o ato de observar.
A autobiográfica crônica familiar retrata quatro períodos na história do autor: um palestino de Nazaré impotente frente à desterritorialização e aculturação de seu povo, para o qual o pasado foi violentado e o futuro não existe, restando apenas o presente e suas rotinas.
Suleiman, porém, trava a sua guerra munido de humor e arte. Seu estilo rigoroso lembra a ironia de Kubrick (referência expressa no filme) e o burlesco de um Buster Keaton engessado pela dor do tempo. Sua abordagem frontal das ações e o recorte fragmentador dos espaços propõem uma trajetória do olhar reduzido entre muros e grades.
A questão territorial é central na obra do cineasta e o olhar perplexo que ele lança sobre tal objeto revela-se sempre como ato político. Suleiman encara com dignidade a dor e alegria da entrincheirada minoria muçulmana, ressaltando a coreografia bizarra do teatro da paz em que vivem. Esperando Alá sabe o que.

Miguel Haoni (APJCC - 2011)


Serviço:

Dia 16 de junho (quinta)
às 18h30
no cineteatro do CCBEU - (Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Apoio: Cineclube Amazonas Douro

Mais informações:
Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Facebook da APJCC
Fone: (91) 8717-9683

Um comentário:

Rogério disse...

Baixar o Filme - O Que Resta do Tempo - http://bit.ly/rMJHRe