Serviço: Exibição do Filme "Houve uma Vez Dois Verões", do diretor Jorge Furtado. Data: 17.03.2010. Quarta-feira. Às 19h30. Entrada Franca. O espaço Cultural Coisas de Negro fica em Icoaraci, na Avenida Lopo de Castro (antiga cristovão colombo), 1081, próximo a 6ª rua.
Coisas de Cinema Apresenta
“Houve uma Vez Dois Verões”. Diretor: Jorge Furtado. Ano: 2002. Nacional. Duração: 75min.

Data: 17.03.2010. Quarta-feira. Às 19h30. Local: Espaço Cultural Coisas de Negro.
Parceria: Espaço Cultural Coisas de Negro e APJCC (Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema)
Sinopse
Chico, adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo", encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre "aquela noite", mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.
Notas sobre o Diretor
“Houve uma Vez Dois Verões” é uma obra nacional de 2002, primeiro longa-metragem de Jorge Furtado, um dos mais conhecidos curta-metragistas do Brasil. Jorge Furtado é parceiro de Guel Arraes em muitos projetos televisivos e em “Houve Uma Vez Dois Verões” o diretor mostra na tela o cotidiano de adolescentes gaúchos. O filme teve um orçamento muito baixo, foi filmado em apenas 23 dias com uma câmera digital: “quis fazer um filme de praia, que mostrasse de forma honesta o que acontece com os adolescentes brasileiros, um filme sem firulas”, declara o cineasta. “Houve uma Vez Dois Verões” é um honesto e divertido filme sobre adolescentes, que carrega a criatividade de um dos grandes realizadores brasileiros da atualidade.
Aerton Martins (APJCC)