11.2.11

Cine CCBEU apresenta "Um olhar a cada dia", de Theo Angelopoulos



Sinopse:

Um cineasta de origem grega exilado nos EUA (Harvey Keitel) protagoniza uma epopéia através dos Balcãs. Ele volta à sua cidade natal para uma mostra de seus filmes polêmicos, mas o que ele quer mesmo é encontrar o primeiro filme rodado na Grécia no início do século, por iniciativa dos irmãos Manakias. Tentando encontrar a produção, ele tem de atravessar praticamente toda a região balcânica, inclusive alguns países em guerra.


Sobre o filme:

O cineasta gregoTheo Angelopoulos, é um dos poucos mestres do cinema em atividade. Sua fé profunda na encenação como locus expressivo marca toda a sua produção.

Em "Um olhar a cada dia", a odisséia de um cineasta/cinéfilo em busca das primeiras imagens registradas pelos irmão Manakis no início do Século XX, é um retrato autobiográfico desta profissão de fé.

Através de movimentos sutis, Angelopoulos reconfigura o espaço-tempo diegético em cenas atordoantes. As imagens que extrai de ruínas de guerra competem com os brancos espaços vazios dos desertos de gelo por onde o angustiado protagonista caminha. No filme, o cenário reflete mais que estados de alma; é a representação livre e pulsante de uma nova forma de inserção no mundo. E de uma nva forma de observá-lo.

Miguel Haoni (APJCC - 2011)

Serviço:

Dia 17 de fevereiro (quinta)
Às 18h30
No Cineteatro do CCBEU - Tv. Pe Eutíquio, 1309
ENTRADA FRANCA

Realização: Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema e Centro Cutural Brasil Estados Unidos
Apoio: Rede Norte de Cineclubes

Mais informações:

Comunidade e Perfil no Orkut
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Facebook da APJCC
Contato: (91) 83561799

Nenhum comentário: