16.6.10

Poesia e paisagem do INOVACINE em Altamira

(Notícia publicada em: http://www.fapespa.pa.gov.br/?q=node/1459)

Chega ao fim a primeira fase do projeto de itinerância iniciado pelo INOVACINE em fevereiro de 2010. Respectivamente Santarém, Soure, Bragança e Marabá receberam a oficinas de formação e mostras cineclubistas.  Agora é a a vez de Altamira.

Fecham-se também as mostras itinerantes “Glauber Rocha” - com o marginalíssimo “Câncer”, filmado em 4 dias e montado em 4 anos -, e “Cinema Paraense”, com a paisagem amazônica artisticamente revelada pelos curtas dos cineastas paraenses Chico Carneiro (“Balsa boieira”)  e Fabio Hassegawa (“Shagrilá”).

Miguel Haoni, da Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema, entidade parceira da Fapespa na execução do INOVACINE, explica que Glauber abre e o cinema paraense fecha cada uma das sessões cineclubistas que são realizadas durante cinco noites nos espaços por onde o INOVACINE passa - e deixa fortes pegadas.

“A última grande emoção que eu tive foi durante a exibição no Ver-o-Peso (4 de junho), dia do meu aniversário, eu não poderia ter recebido presente melhor do que aquele monte de gente se vendo no seu espaço”, comenta Miguel Haoni, que pretende fazer mais sessões no mercado.

O momento agora, entretanto, é de arrumar as coisas para mais uma viagem, a última desse semestre. Mateus Moura (APJCC) tem grandes expectativas de Altamira. Ele diz que, além de Glauber e do cinema paraense, as sessões em Altamira também trazem o espírito clássico de Howard Hawks (“Rio vermelho”), a poesia vanguardista de Jean Cocteau (“Sangue de um poeta”), a alma experimental de Apichatpong Weerasethakul (“Mal dos trópicos”).

“Todas as cidades pelas quais o INOVACINE passou foram impressionantes nos resultados, a troca de sabedorias é muito rica nesses encontros, esperamos que seja assim sempre”, afirma.

Grandes momentos foram marcos no caminho que o INOVACINE fez em 2010.  Altamira não será diferente. O coordenador do projeto, Francisco Weyl, informa que o segundo semestre promete.

“Depois de Altamira, em julho (de 1 a 4), o INOVACINE faz ação no Ponto de Cultura Cruzeirinho (Soure), e inaugura o BRAGACINE (dia 16). Em agosto, retoma as sessões cineclubistas quinzenais em Belém (parceria com o IPHAN). A partir desse mês até o final do ano, estão planejadas ações no  interior (parceria com o CINE+Cultura/SECULT). Em setembro, no Seminário Cinema e Cineclubismo na Amazônia, que terá a presença de realizadores e pensadores, o INOVACINE lança um Catálogo e inaugura o NAVEGACINE, que será uma espécie de portal do cinema independente na internet”, informa.

SERVIÇO – Oficina de formação e sessões cineclubistas. Altamira. De 21 a 25 de junho. Irmãos La Sales (8H às 12H). UFPa (19H às 22H). Entrada franca. Contatos: Plácido Magalhães (93 - 9127 5413) / José Juciele (93 -  9171-0510) / Francisco Weyl (91 – 8114 8146)

©

FONTE: Ascom/Fapespa

Nenhum comentário: