De seu corpo desperte paralisado, e você vire uma presa viva de vermes, ratos e baratas. Isto vai acontecer se você não assistir Encarnação do demônio.
Zé.
De seu corpo desperte paralisado, e você vire uma presa viva de vermes, ratos e baratas. Isto vai acontecer se você não assistir Encarnação do demônio.
Zé.
1. Cinema na Casa Apresenta:
Planeta dos vampiros (Terrore nello spazio). Mario Bava. 1965. cor.
Dia 19 de Agosto, terça-feira, às 18:30, no auditório da Casa da Linguagem (Av. Nazaré, 31). ENTRADA FRANCA
Sinopse: Em 1965, com um par de rochas de gesso, espelhos e fumaça, Mario Bava cria um planeta, e um filme: “Planeta dos vampiros” (Terrore nello spazio). Mistura de sci-fi com horror, poucos recursos obrigam a criatividade de um homem como Bava a usar o que tem. Como não consegue ser banal faz um filme único, imitado por muitos e inimitável em sua essência. Baseado no conto “One night of 21 hours” de Renato Pastriniero, o filme conta com a presença do americano Barry Sullivan como o líder que tem todas as respostas e, de quebra, a brasileira Norma Bengell no papel de Sanya. Mais uma obra-prima do maestro italiano.
Mateus Moura (APJCC)
2. Cine EGPA Apresenta:
O Espelho, Andrei Tarkovski. 1975.
Dia 21 de Agosto, quinta-feira, às 18:30, no auditório da Escola de Governo do Pará ( Av. Almirante Barroso, n° 4314). ENTRADA FRANCA.
Sinopse: Passado, presente e futuro fundem-se em um fluxo tão indiferenciado quanto o do sangue que corre em nossas veias. O Espelho é uma das obras máximas do cinema e é a responsável pela fama de autor incompreensível que paira sobre Tarkovski, a causa disso é a finalidade do filme que busca retratar a solidão, o sonho, as lembranças, o tempo e a misteriosa dança consangüínea das gerações. Quais são os laços que nos unem enquanto familiares? Qual o seu limite? Em que tempo vivemos? Será o presente mais presente que o passado? Margarita Terekhova, atriz responsável pela interpretação de duas personagens, é o invólucro onde pulsa esta bela e desafiadora história sobre a vida.
Murilo Coelho (APJCC)
3. Cine Uepa Apresenta:
Noites Brancas, de Luchino Visconti. 1957. Preto e Branco.
Dia 22 de Agosto, sexta-feira, às 18:30, no auditório da reitoria do Cine Uepa (Av. Djalma Dutra, s/n). ENTRADA FRANCA
Sinopse: Mario está sozinho. Uma solidão desconcertante que fica mais e mais palpável a cada bar que se fecha, a cada luz que se apaga, a cada pessoa que volta para casa, onde alguém a está esperando. Mario está melancólico, sua presença é dispensável, o sentimento de ser vital não há, a vida lhe parece quase descartável. Por isso Natalia tem um impacto tão grande sobre a vida tão pequena desse homem. Pois é essa moça (também solitária, também triste), que Mario encontra chorando em uma ponte, a responsável por fazer esse fantasma de homem acreditar ser capaz de algo tão fantástico quanto mudar a vida de alguém, e assim mudar a sua própria.
No aniversário de um ano do Cine UEPA é com grande prazer que apresentamos “Noites Brancas”, uma obra-prima de Luchino Visconti. A elegância e a sensibilidade da direção, que cria uma atmosfera de sonho, de ilusão e de leve desespero, faz da história dessas duas pessoas que anseiam tanto por serem encontradas um das obras de arte mais belas e poéticas já produzidas.
No agridoce mundo de Mario e Natalia o presente é o lugar onde se sonha com o futuro ou se remoe o passado, fazer com que esta idéia seja inteligível utilizando imagens, movimentos de câmera e a sempre discreta (porém extremamente significativa) interpretação dos atores é onde reside a quase incompreensível genialidade desse que é um dos grandes artistas do mundo.
Felipe Cruz (APJCC)
4. Sessão Maldita Apresenta:
Tetsuo :The Iron Man (1988/ 67min)
Roteiro e direção : Shinya Tsukamoto
Elenco: Tomorowo Taguchi, Kei Fujiwara, Nobu Kanaoka, Renji Ishibashi, Naomasa Musaka, Shinya Tsukamoto
Dia 23 de Agosto, sábado, às 21:30, no Cine Líbero Luxardo (CENTUR). ENTRADA FRANCA.
Sinopse: Um homem é atropelado por um condutor que se põe em fuga. Gravemente ferido, o jovem punk reconstrói o seu corpo mutilado com pedaços de metal.
1. Cine Uepa Apresenta:
Corpo Fechado ( Unbreakable /EUA/ 2000 /106 min)
Direção e Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: Bruce Willis (David Dunne), Samuel L. Jackson (Elijah Price), Robin Wright (Megan Dunne), Spencer Treat Clark (Jeremy Dunne), Sean Oliver (Policial), Joey Perillo (Jenkins), Jose L. Rodriguez (Motorista de caminhão), John Patrick Amedori, Greg Korin.
Dia 08/08/08 (sexta-feira), às 18:30, no auditório da reitoria do campus CCSE/UEPA (Av. Djalma Dutra, s/n). ENTRADA FRANCA
Sinopse: O primeiro ato no mundo dos heróis: o nascimento de um vigilante. Quando David Dunn, um homem ordinário percebe-se extraordinário, e outro, Elijah Price encontra nele possibilidade de estar próximo a concretização mítica de sua obsessão por quadrinhos. O embate entre eles é interior, a jornada que segue vai pela auto-descoberta e os efeitos - não especiais - que o filme causa, são profundos em sua construção suave, concisa e praticamente “inquebrável”, a mais autêntica e mundana visão do universo fantástico dos heróis.
“Eu já devia saber há muito tempo, sabe porquê ?
Por causa das crianças.”
Elijah Price
Max Andreone. (APJCC)
2. Sessão Maldita Apresenta:
Sex & Fury (Furyô anego den: Inoshika Ochô/1973/ 88Min)
Direção: Norifumi Suzuki
Roteiro: Tarô Bonten
Elenco: Reiko Ike, Christina Lindberg, Akemi Negishi, Ryôko Ema, Yôko Hori, Nahomi Oka, Rena Ichinose, Osayo Igirisu.
Dia 09/08/08 (sábado), às 21:30, no Cine Líbero Luxardo (CENTUR). ENTRADA FRANCA
Sinopse: Ocho, batedora de carteira e apostadora em Tokyo, acidentalmente acaba cruzando com os três gângsters responsáveis pela morte do seu pai e com alguns membros da Yakuza que a querem ver morta. Uma espiã européia que chega ao local irá complicar ainda mais a vida de Ocho.
3. Cinema na Casa Apresenta:
Três máscaras do terror, de Mario Bava. 1963. Cores.
Dia 12/08/08 (terça-feira), às 18:30, no auditório da Casa da Linguagem (Av. Nazaré, 31). ENTRADA FRANCA
Sinopse: Em 1963, Mario Bava assina “Três máscaras do horror”, que consiste em três curtas de horror baseados em três contos da Literatura. Em cores. “O telefone” (baseado num conto de Snyder) é um “giallo” sobre pessoas moralmente corrompidas, um thriller erótico sobre três seres imersos numa atmosfera de horror, Bava fala de dois assuntos que lhe perseguem: sexo e morte. “O Wurdalak” (baseado num conto de Tolstoi) traz um dos maiores papéis da vida de Boris Karloff. O homem - que pode ter virado uma espécie de vampiro que só bebe o sangue daqueles mais ama – volta para sua família. O conto cinematográfico fala sobre o mito do vampiro, o amor e a morbidez, a família e seu tom. “A gota d’água” (baseado num conto de Tchekhov) é o terceiro e último curta – talvez o maior de Mario Bava. Uma enfermeira comete um ato imoral simples. Sua mente (ou o sobrenatural, ou Bava) não perdoarão. É sobre o ser do medo, sobre a gota d’água (denotativamente falando), sobre o interior desesperadamente assustado de uma mulher. O movimento final junta as três narrativas cinematográficas na unidade que o diretor italiano lhes confere. O filme é sobre Mario Bava e seu brinquedo maravilhoso.
Mateus Moura. (APJCC)