22.12.13

Mostra Melhores de 2013 – 6 anos de APJCC


Em 2013, pela primeira vez, um filme brasileiro ocupa o topo desde que a APJCC assumiu a proposta de listar as melhores produções cinematográficas do ano. A diversidade de nacionalidades também é uma marca dos 12 filmes que dividem as 10 colocações da lista: além do brasileiro, há cinema americano, francês, português, chinês (Hong Kong), sul-coreano. À exceção do primeiro lugar, que contou com larga vantagem, a votação que levou a esta relação de filmes foi bastante acirrada, tanto que era impossível prevê-la antes de que todos os votos estivessem contabilizados. Esta votação apertada já era esperada quando da divulgação das listas individuais, em que poucas eram as unanimidades - dissonância esta que nos foi muito bem vinda. Pivô de um empate, o 10º lugar fica dividido entre três filmes: o americano "Soldado Universal 4", o sul-coreano "A visitante francesa" e o brasileiro "A Ilha". A impossibilidade de exibir os três filmes durante a Mostra, entretanto, exigiu o desempate. Falando nela, a Mostra Melhores de 2013 acontece nas 2ª e 3ª semanas de janeiro no CCBEU, sempre com duas sessões diárias e entrada franca.

Dia 09/01 (quinta-feira)


16h - Soldado Universal 4: Juízo Final, de John Hyams

Na sequência de abertura de “Soldado Universal 4: Juízo Final”, o espectador recebe um belo presente, tamanha a riqueza da composição nas cenas. Filmada inteiramente com o recurso da câmera subjetiva, é difícil não se entregar ao primor que ela despeja. Joguem fora a violência estilizada que pulula hoje nos filmes de ação, acrescentem frieza e uma direção redonda, de um maluco chamado John Hyams, que soube injetar  ânimo  e estofo cinematográfico  em um filme que é a sequência de uma franquia capenga iniciada pelo astro Van Damme no início dos anos 90. “Soldado Universal: Juízo Final” é brutal, denso e transpira cinema.

Aerton Martins



18h30 - Django Livre, de Quentin Tarantino

Esqueçam a pataquada à época do lançamento de “Django Livre” nos cinemas, quando críticos incautos o compararam ao filme de Sergio Corbucci. Do filme do diretor italiano apenas a força do nome do personagem baila no ar. Tarantino é acusado de ser  um dos grandes gatunos da  da sétima-arte.  E, na vasta história de todas as artes, quem não foi? O cineasta foi um rato de locadora que não precisou da academia a fim de aprender que a defesa de um conteúdo nas telas deve prioritariamente empunhar o cinema, e poucos o operam com tamanho ardor. “Django Livre” é tão ingênuo, frágil, quanto selvagem. O cinema precisa cuspir provocação e “Django Livre” purula sua fração, doa a quem doer.

Aerton Martins

Dia 10/01 (sexta-feira)



16h - Blind Detective, de Johnnie To

Tal qual toda tradição de cinema popular, o cinema de Hong Kong se faz em gêneros. “Blind Detective” é não apenas um, mas todos os gêneros consagrados pelo território hoje reincorporado à China. Johnnie To faz, em sua montanha russa de emoções, comédia, romance, policial, suspense, melodrama. É importante não perder o verbo de vista: “Blind Detective” não tem todos esses gêneros; ele é todos eles. E, sendo assim, acho que dá para dizer: “Blind Detective” é o cinema de Hong Kong.

Juliana Maués



18h30 - Drug War, de Johnnie To

Bresson está vivo. Um condenado à morte não escapou.

Mateus Moura


Dia 15/01 (quarta-feira)


16h – Passion, de Brian de Palma

“Passion”, de Brian de Palma, é um filme sobre o olhar: o olhar que olha, o olhar que é olhado e o olhar que olha enquanto é olhado. Ele afirma que até as partes do corpo livres de visão ganham olhos, vigiam. É por ter essa noção do poder do olhar que de Palma é o único cineasta vivo com o direito de usar o split-screen. Essa técnica impõe uma fratura na natureza, o olhar separa-se, quebra o espaço-tempo, move-se livremente no campo cinematográfico. Ele dilacera o cinema como um assassino dilacera sua vítima. Como bom aluno de Hitchcock que é, de Palma sabe que esse assassino é ele e, acima de tudo, nós.

Cauby Monteiro


18h30 - Antes da meia-noite, de Richard Linklater

Amanhecer: fé no frescor; afeto pelo que está por vir.
Pôr do sol: espanto diante do sol que ainda brilha; maturidade que ainda sonha.
Meia-noite: transformação no breu; salto cego na fé incerta de que voltará a amanhecer.

Felipe Cruz

Dia 16/01 – quinta-feira


16h – Tabu, de Miguel Gomes

Aparentemente, um filme sobre a relação de três mulheres em um prédio antigo de Lisboa, e que se revela um recorte poético, épico sobre Aurora, seu nascimento, juventude, maturidade e morte; um filme sobre o que nos tornamos, sobre o que é esquecido e em seguida lembrado.

Guimarães Neto


18h30 - A garota de lugar nenhum, de Jean-Claude Brisseau

Os velhos mestres, nessa virada de década, apostam na pedagogia do olhar (aprender a ver, antes de aprender a ler) para fazer com que a juventude (a humanidade, meus caros) reaprenda a “ver”. Se, como afirma Bressane, o obsceno é a nova sensibilidade, esses senhores aceitaram a missão de educar-nos, para melhor compreendermos que o tempo é o da História. Brisseau filma aos 69 como se tivesse 19, em seu apartamento, com uma equipe minúscula, com uma câmera semi-profissional e fazendo travellings com carrinhos de bebê. É brincando que se ensina e é essa noção meliesiana de fazer cinema - com amor, com a simples vontade de fazer - a grande lição de Jean-Claude Brisseau. De mostrar que para viajar ao espaço precisa-se apenas de um carrinho de bebê, estrelas pintadas em uma tela e a busca, cada vez mais esquecida, daquilo que é transcendental - ou seja: eterno e belo.

Cauby Monteiro


Dia 17/01 (sexta-feira)


15h30 (excepcionalmente) - O Mestre, de Paul Thomas Anderson

Um filme sobre jornadas estilhaçadas com os pés sobre o manto da dor e farsa. A força de “O Mestre” se encontra no espelho incerto que une os dois personagens principais. Ambos correm para alcançar algo que conforte suas almas. Em meio à loucura e à pregação, o cineasta Paul Thomas Anderson nos concedeu o maior embate do ano nas telas. Dodd e Freddie dançam em cacos na narrativa ousada de um dos grandes cineastas do século.

Aerton Martins


18h30 –  O som ao redor, de Kleber Mendonça Filho

Um filme de horror disfarçado de drama familiar. Aferir “O Som ao Redor”, do cineasta Kleber Mendonça, como um filme do "horror" não seria exagero, levando em consideração que seu realizador fez o curta-metragem “Vinil Verde” (2004)  e que a palavra vem do sentimento de “repulsa”, o real contém o “horror”. O que salta das telas é a permanência do horror em nosso doce e, por vezes, aborrecido cotidiano. "O Som ao Redor" é o barulho silencioso que o cinema nacional precisava.

Aerton Martins

Serviço:
Mostra Melhores de 2013 - 6 anos de APJCC
Dias 09 e 10 (quinta e sexta) e de 15 a 17 (quarta a sexta) de janeiro
Sessões às 16h e 19h (dia 17, excepcionalmente, às 15h30 e 19h)
Local: Cine-teatro do CCBEU - Tv. Pe. Eutíquio, 1309
Entrada franca

Realização: APJCC e CCBEU

16.12.13

Clássico do cinema de artes marciais na primeira Maldita do ano

Filme do diretor chinês King Hu será exibido na sexta, dia 17





Um dos dois filmes que King Hu fez de forma independente na Coreia do Sul em 1979, “Chuva de Luz na Montanha Vazia”, foi o escolhido para a primeira Sessão Maldita de 2014. O filme tem como fio narrativo os eventos que antecedem a escolha do novo superior de um monastério budista. Passado na China da Dinastia Ming, ele segue a tradição de filme histórico comum ao gênero que consagrou o diretor chinês: o wuxia pian ou filme de espadachim errante.

No entanto, este é um filme de artes marciais incomum, em que as sequências de luta são reduzidas a apenas três cenas. A agilidade da edição, que responde por parte da inovação que o diretor trouxe para o gênero na segunda metade dos anos 1960, ainda em Hong Kong, neste filme é mais sentida em cenas de perseguição e espionagem. Isso porque a sucessão no templo é apenas o pano de fundo sobre o qual se monta uma rede de intrigas, calcada na cobiça que alguns dos ilustres convidados a auxiliar nos eventos possuem sobre um pergaminho antigo, tesouro de caligrafia, guardado pelos monges.



Amálgama da carreira de King Hu, “Chuva de Luz na Montanha Vazia” combina duas faces do trabalho do diretor que nem sempre conversam entre si. Por um lado, as complexas intrigas de “Dragon Gate Inn”. Por outro, a contemplação da natureza e a sabedoria budista de “A touch of zen”, filme pelo qual o diretor foi premiado em Cannes. King Hu é, aliás, um dos maiores paisagistas do cinema chinês. A forma com a qual ele retrata a paisagem montanhosa só encontra equivalentes nas representações clássicas da arte pictórica chinesa.

Mas é não apenas o retrato da paisagem que o torna grande, mas o modo como Hu a integra aos homens. Não é a natureza que passa de pano de fundo a personagem, senão os personagens que são tratados como parte dela. Nos grandes agrupamentos humanos, nos seus movimentos, nos seus voos, está refletida a natureza: sua grandiosidade, sua fluência, seu ritmo. E quem torna tudo isso possível é, mais uma vez, o cinema.



Serviço:
Sessão Maldita apresenta “Chuva de Luz na Montanha Vazia”
Dia: 17/01 (sexta-feira)
Horário: 21h
Local: Cine Líbero Luxardo – Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650)

Realização: Cine Líbero Luxardo
Apoio: APJCC
Entrada franca

10.12.13

Integrantes da APJCC divulgam listas de Melhores do Ano

2013 está próximo do fim e a APJCC já está organizando a sua tradicional Mostra Melhores do Ano. Enquanto preparamos o evento, previsto para janeiro de 2014, aproveitamos para divulgar as listas individuais elaboradas pelos integrantes da Associação. O critério geral que norteia a elaboração das listas é  o de que o filme tenha estreado em 2013, seja em circuito internacional, nacional ou local.







Aerton Martins
1. Soldado Universal 4 - Juizo Final, de John Hyams
2. O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho
3. Tabu, de Miguel Gomes
4. O Mestre, de Paul Thomas Anderson
5. Antes da Meia-Noite, de Richard Linklater
6. A Ilha, de Mateus Moura
7. Capitão Phillips, de Paul Greengrass
8. Evil Dead, de Fede Alvarez 
9. Faroeste Caboclo, de René Sampaio
10. Blue Jasmine, de Woody Allen


Cauby Monteiro
1. A Garota de Lugar Nenhum, de Jean Claude Brisseau
2. O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira
3. Drug War, de Johnnie To
4. Nobody's Daughter Haewon, de Sang-soo Hong
5. Passion, de Brian De Palma
6. Blind Detective, de Johnnie To
7. Alvo Duplo, de Walter Hill
8. Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky
9. Barbara, de Christian Petzold
10. Noite, de Bruno Andrade.

Fábia Martins
1. Django Livre, de Quentin Tarantino
2. Antes da Meia-Noite, de Richard Linklater
3. Amor Pleno, de Terrence Malick
4. Amor, de Michael Haneke
5. O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho
6. Tetro, de Francis Coppola
7. O Mestre, de Paul Thomas Anderson
8. Blue Jasmine, de Woody Allen
9. Monstros S/A – Universidade Monstros, de Dan Scanlon
10. A Hora Mais Escura, de Kathryn Bigelow


Felipe Cruz
1. Antes da Meia-Noite, de Richard Linklater.
2.  Like Someone in Love, de Abbas Kiarostami.
3. O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho.
4. A Garota de Lugar Nenhum, de Jean-Claude Brisseau.
5. A Visitante Francesa, de Hong Sang-Soo.
6. Frances Ha, de Noah Baumbach.
7. A Ilha, de Mateus Moura.
8. Monstros S/A - Universidade Monstros,de  Dan Scanlon.
9. O Mestre, de Paul Thomas Anderson.
10. O Abismo Prateado, de Karim Aïnouz.


Guimarães Neto:
1. Django Livre, de Quentin Tarantino
 2. Tabu, de Miguel Gomes
3. A Garota de Lugar Nenhum, de Jean Claude Brisseau
4. Passion, de Brian De Palma
5. Anna Karenina, de Joe Wright
6. Barbara, de Christian Petzold
7. Blue Jasmine, de Woody Allen
8. O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho
9. As Vantagens de Ser Inivisível, de Stephen Chbosky
10. Os Amantes Passageiros, de Pedro Almodóvar


João Cunha:
1. O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho
2. Tabu, de Miguel Gomes
3. Blind Detective, de Johnnie To
4. A Bela que Dorme, de Marco Bellocchio
5. O Mestre, de Paul Thomas Anderson
6. Passion, de Brian de Palma
7. A Visitante Francesa, de Sang Soo-Hong
8. Depois de Maio, de Olivier Assayas
9. O Ato de Matar, de Joshua Oppenheimer e Christine Cynn
10. Círculo de Fogo, de Guillermo Del Toro


Juliana Maués
1. Drug War, de Johnnie To
2. Blind Detective, de Johnnie To
3. A Garota de Lugar Nenhum , de Jean Claude Brisseau
4. O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira 
5. Caverna dos Sonhos Esquecidos, de Werner Herzog 
6. Tabu, de Miguel Gomes 
7. Passion, de Brian De Palma
8. A Visitante Francesa, de Hong Sang-Soo
9. Killer Joe, de William Friedkin 
10. Alvo Duplo, de Walter Hill


Mateus Moura
1. A Ilha, de Mateus Moura 
2. O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho 
3. A Garota de Lugar Nenhum, de Jean Claude Brisseau 
4. Tabu, de Miguel Gomes
5. Into the Abyss, de Werner Herzog 
6. Drug War, de Johnnie To
7. O Mestre, de Paul Thomas Anderson 
8. Antes da Meia-Noite, de Richard Linklater 
9. O Estranho Caso de Angélica, de Manoel de Oliveira 
10. A Visitante Francesa, de Hong Sang-Soo


Max Andreone
1. Soldado Universal 4 - O Juizo Final, de John Hyams
2. A Garota de Lugar Nenhum, de Jean Claude Brisseau
3. Drug War,  de Johnnie To
4. The World's End, de Edgar Whright
5. Star Trek - Além da Escuridão, de J.J. Abrams 
6. O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho 
7. O Mestre, de Paul Thomas Anderson
8. Segredos de Sangue, de Chan-wook Park
9. Passion, de Brian De Palma
10. Tabu , de Miguel Gomes


Miguel Haoni
1.O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho
2. Educação Sentimental, de Julio Bressane
3. Tabu, de Miguel Gomes
4. O Duplo, de Juliana Rojas
5. Menino do Cinco, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira
6. Xico + Xana, de Fakano 
I think this is the closest to how the footage looked, de Yuval Hameiri
7. O Mestre, de Paul Thomas Anderson
8. Monstros S/A - Universidade Monstros, de Dan Scanlon
9. Antes da Meia-Noite, de Richard Linklater
10. Caverna dos Sonhos Esquecidos, de Werner Herzog


Rodrigo Cruz
1. O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho
2. O Mestre, de Paul Thomas Anderson
3. Antes da Meia-Noite, de Richard Linklater
4. A Hora Mais Escura, de Kathryn Bigelow 
5. Vocês Ainda Não Viram Nada!, de Alain Resnais
6. Django Livre, de Quentin Tarantino
7. Passion, de Brian de Palma
8. Gravidade, de Alfonso Cuarón
9. Tatuagem, de Hilton Lacerda
10. The Bling Ring, de Sofia Coppola 


Sávio Oliveira
1. O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho
2. Blind Detective, de Jonhnie To
3. O Mestre, de Paul Thomas Anderson
4. Passion, de Brian De Palma
5. A Garota de Lugar Nenhum, de Jean-Claude Brisseau
6. Drug War, de Jonnhie To
7. Segredos de Sangue, de Chan-wook Park
8. Lesson of the Evil, de Takashi Miike
9. O Capital, de Costa-Gavras
10. Só Deus Perdoa, de Nicolas Winding Refn


Tiago Freitas
1. O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho 
2. Antes da Meia-Noite, de Richard Linklater
3. O Mestre, de Paul Thomas Anderson
4. Tabu, de Miguel Gomes
5. Frances Ha, de Noah Baumbach
6. Monstros S/A - Universidade Monstros, de Dan Scanlon
7. Invocação do Mal, de James Wan
8. A Visitante Francesa, de Hong Sang-Soo
9. Abismo Prateado, de Karim Ainouz
10. Os Suspeitos, de Denis Villeneuve

8.12.13

Dezembro no Cine CCBEU


Dia 12/12- "Holy Motors", de Leos Carax




Sinopse: Oscar (Denis Lavant) transita solitário em vidas paralelas, atuando como chefe, assassino, mendigo, monstro, pai... Mergulha profundamente em cada um dos papéis e é transportado por Paris e arredores em uma luxuosa limusine, comandada pela loira Céline (Edith Scob). Ele é um homem em busca da beleza do movimento, da força motriz, das mulheres e dos fantasmas de sua vida.

País:França e Alemanha
Ano:12012
Duração:115 minutos
14 anos

Serviço:
Dia 12 de dezembro, Quinta-feira
Às 18h30, no Cine Teatro do CCBEU
(Travessa Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Coordenação e Curadoria: Tiago Freitas e Max Andreone(APJCC)

Mais informações:
cineccbeu.blogspot.com
E-mail: cineccbeu@gmail.com
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(91) 8374-9497
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