27.4.13

Em mês de aniversário, Cine CCBEU programa ciclo John Carpenter




Ciclo John Carpenter- As Várias Faces do Mal

Dia 09/05 - "Halloween"
Sinopse: Michael Myers (Tony Moran) é um psicopata que vive em uma instituição há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal para continuar seus crimes na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele.
País: Estados Unidos
Ano:1978
Duração:90 minutos
14 anos


Dia 16/05 - "À Beira da Loucura"
Sinopse: O investigador John Trent (Sam Neill) é contratado para achar Sutter Cane (Jürgen Prochnow), um escritor de histórias de terror que, após terminar seu último livro, misteriosamente desapareceu. Mesmo desconfiando que isso não passa de uma jogada publicitária, aceita o trabalho. Passa a ler seus livros, procurando pistas da cidade onde Cane possa estar escondido, mas estes livros são macabros e, após sua leitura, as pessoas agem de um modo bem estranho.
País: Estados Unidos
Ano: 1994
Duração:95 minutos
14 anos

Dia 23/05 - "Christine"
Sinopse: Arnie Cunningham (Keith Gordon) adora Christine, um carro modelo 1958 Plymouth Fury que não está em seu melhor estado. Decidido a restaurá-la a qualquer custo, Arnie dedica todo seu tempo para ela, o que faz com que se afaste dos amigos e da própria realidade. Leigh (Alexandra Paul), sua namorada, e Dennis (John Stockwell), seu melhor amigo, procuram o antigo dono de Christine e descobrem que o mesmo aconteceu com ele, antes de vender o carro. É quando eles chegam à conclusão que o único meio de resgatar Arnie é destruindo Christine.
País: Estados Unidos
Ano:1983
Duração:110 minutos
14 anos

Sessão Especial de Aniversário de 4 Anos do Cine CCBEU:
Dia 31/05 (excepcionalmente, na sexta-feira)
"O Enigma do Outro Mundo" 

Sinopse: Antártica, inverno de 1982. Na remota Estação 4 do Instituto Nacional de Ciências dos Estados Unidos estão 12 homens (cientistas e operários), que observam com espanto um norueguês tentar de todas as maneiras matar um cão, tanto que invade a estação e atira até nos americanos, mas é morto. O helicóptero, que trouxe o intruso, explode, matando os outros tripulantes e a razão daquilo fica sem explicação. Após isto o cachorro fica na base e os americanos começam a querer saber o que realmente aconteceu. O piloto de helicóptero J.R MacReady (Kurt Russell) se oferece para viajar até a base norueguesa e tentar achar alguma explicação. Chegando lá descobrem que o local foi destruído e descobrem um corpo mutilado, que parece de uma pessoa. Eles o levam para a base americana para ser estudado e só então surgem pistas do acontecido, pois o cachorro se transforma em uma terrível criatura que ataca os pesquisadores. Gradativamente concluem que estão diante de um alienígena, que pode se transformar em uma cópia exata das suas vítimas. Isto significa que membros da equipe podem ser mortos e a cópia assumir o lugar deles.

País:Estados Unidos
Ano: 1982
Duração:148 minutos
14 anos

Serviço:

Quintas-feiras e, excepcionalmente, na sexta, dia 31
às 18h30, no Cine Teatro do CCBEU
(Travessa Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA

Realização: APJCC e CCBEU
Coordenação e Curadoria Cine CCBEU: Tiago Freitas e Max Andreone

Mais informações:
cineccbeu.blogspot.com
E-mail: cineccbeu@gmail.com
Twitter da APJCC
Facebook

(91) 8374-9497
(91) 8158-1840
(91) 8421-8071

24.4.13

Documentário sobre tradição da carpintaria naval estreia nesta quinta




A poética na carpintaria de sonhos

Em dezembro de 2012, iniciou-se o ciclo de lançamento do documentário paraense "Mestres carpinteiros  Navais: conhecer para valorizar", produzido por Samir Raoni, com direção de Mateus Moura, ambos integrantes da APJCC. O filme, viabilizado pela Funarte/Minc através do edital Microprojetos da Amazônia Legal, já teve exibição em São Paulo, Macapá e Sorocaba. A vez de Belém chega nesta quinta-feira, dia 25, em sessão única no Cine Líbero Luxardo.

O documentário apresenta a riqueza do saber dos mestres carpinteiros e a realidade poética vivenciada na construção das embarcações em um dos estaleiros artesanais mais antigos da região, localizado na rua do Funil. Partindo deste eixo central, é abordada também a realidade vivida nas casas de dois mestres em comunidades no município de Vigia de Nazaré, retratando as dificuldades que uma das profissões mais antigas da Amazônia vem enfrentando.

Agenda

Após a sessão em Belém, o documentário será exibido no 1˚ Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, em La Paz, na Bolívia. Depois disso, retornará para o Brasil, encerrando o ciclo de lançamento em Cananéia, no litoral paulista.

Serviço:

Dia 25/04 (quinta-feira) às 17h
No Cine Líbero Luxardo (Centur - Av. Gentil Bittencourt, 650)
Entrada franca


Mostra de mini-documentários tem parceria da APJCC



Mostra exibe filmes sobre o cotidiano de banda de rock em festivais independentes pelo país

Há muito tempo, os grupos de rock'n'roll trabalhavam bastante para alcançar seu lugar ao sol: viajavam para inúmeros shows; produziam seu próprio material; o lucro era reinvestido na banda; fazia-se tudo por amor e, de grão em grão, os grupos de rock'n'roll formavam seu público. De lá para cá, a jornada de uma banda de rock segue no mesmo ritmo, porém com uma grande diferença: a internet. A aproximação entre as pessoas está maior com essa nova forma de comunicação. Foi pensando em demonstrar ao público seu trabalho e fomentar a cena independente pela internet, que a banda Picanha de Chernobill ampliou seus horizontes artísticos e criou a produtora Airon Fidler Films.

Produtora de vídeos, a Airon Fidler Films apresenta em seus documentários a cena local e os festivais nos quais a Picanha de Chernobill participa. Esses registros demonstram não só o trabalho do grupo, mas também o de outros artistas com os quais a banda divide o palco. Os documentários caracterizam-se pela troca entre os artistas, pelos momentos que levam aos shows, pelo convívio em grupo, pelas alegrias e dificuldades que a vida de roqueiro proporciona. Toda essa jornada é filmada com um olhar em que a música e as relações humanas são o centro da abordagem, mas nem por isso as imagens são deixadas em segundo plano.

Com os registros cinematográficos, a Airon Fidler Films cria, então, um veiculo para o público ficar
a par do trabalho da Picanha de Chernobill e de toda uma gama de artistas que aparecem em seus documentários. Dessa forma, contribui-se com a fomentação da nova cena roqueira no Brasil, que é já não mais o país do samba, mas, sim, do samba, do rock e de todas suas vertentes culturais.

Serviço:

Sexta-Feira, dia 26 de Abril
Excepcionalmente, às 16h20, no Cine Líbero Luxardo
(Centur-Avenida Gentil Bittencourt, 650-Nazaré)

ENTRADA FRANCA

Realização: Airon Fidler Films
Curadoria: Samir Raoni
Apoio: APJCC e Circuito Polifônico

1.4.13

[SESSÃO CANCELADA] Sessão Maldita apresenta "O último golpe", de Michael Cimino




[A seguinte sessão foi cancelada devido a problemas técnicos. Agradecemos a compreensão do público e pedimos que aguardem nova data.]

Michael Cimino: gênio e monstro da Nova Hollywood

Um totem derretido, uma nódoa conspurcada e nociva, um monstro que enterrou a si mesmo, um homem com uma crença profunda nas imagens. Antes de arrebatar os meandros do cinema com o dilacerante “O Franco Atirador” e fazer com que a poderosa United Artists fosse à falência em função dos problemas que envolveram o épico e maldito “O Portal do Paraíso”, o diretor Michael Cimino estreou atrás das câmeras com uma das obras mais pulsantes da história do cinema: “O Último Golpe”, de 1974.
Ainda inédito no mercado brasileiro, “O Último Golpe” possui, dentro de sua vigorosa direção, um enredo simples. Um ladrão profissional, “Thunderbolt”, vivido por Clint Eastwood, une-se ao aventureiro “Lightfoot” (Jeff Bridges) e seus parceiros para armar um assalto. Vários ingredientes acompanham a narrativa desconexa: salto de cortes, interlúdios cômicos, roadmovie, thriller, um pistoleiro que se diz padre, mulheres nuas invadindo a toda hora o enquadramento, o cheiro da violência, a sensibilidade escorrendo dos planos. O painel americano povoado por seres estranhos e sonhadores. É sobre a destruição das relações que Cimino opera. A conexão sensível de dois homens que se encontram por acaso.
O gigante Clint Eastwood, co-roteirista do filme, aparece em uma de suas performances mais relaxadas e agradáveis. Cimino cria o sentido do espetáculo cinematográfico no conceito que estabelece em seu soberbo controle sobre o que tateia na tela, filma, e na relação entre os personagens e o espaço. Visualmente, um dos grandes delírios que o cinema da década de 70 carrega. Não existe pior maldição para um artista ver que sua obra não chegou ao olhar do público. Dentro da Nova Hollywood* Cimino obteve sua arma, o poder de sua câmera e o atrevimento nos temas. No caso de “O Último Golpe”, os olhos calam diante de tamanha devastação, resultado da devoção de um homem que soube se ajoelhar perante sua arte.

Sobre a Nova Hollywood

No inicio dos anos 70, Hollywood passava por uma grave crise financeira. A maioria dos grandes estúdios via sua autonomia descer pelo bueiro; muitas salas de exibição transformaram-se em estacionamentos e supermercados, outras instalações eram alugadas à televisão, uma das opções que os chefões enxergavam para tentar frear o desespero financeiro.
Paralelamente, o quadro político americano contraía feridas que marcariam profundamente seu povo. É nesse contexto que nasce a chamada ‘Nova Hollywood’: cineastas que marcariam suas obras com uma estética furiosa, deixando nas telas o caráter angustiante por qual o país passava. Munidos com um arsenal interminável, os senhores da nova onda americana levaram temas fortes às telas. Para alguns, foi o nascimento das trevas, para outros, o começo da liberdade.
Obras amplificaram os problemas políticos e morais; as drogas em “Operação França”, 1971, de William Friedkin; corrupção da polícia em “Serpico”, 1973, de Sidney Lumet; a miséria e violência em “Caminhos Perigosos”, 1973, e “Taxi Driver”, 1978, ambos de Martin Scorsese; o poder da máfia em “O Poderoso Chefão”, 1972, de Francis Ford Coppola; o impacto da guerra no Vietnã é visto no épico “O Franco-Atirador”, 1978, filme do genial Michael Cimino.

(Aerton Martins - APJCC 2013)

Serviço:
Sexta-feira, dia 05 de Abril
Excepcionalmente, às 21h30, no Cine Líbero Luxardo
(Centur-Avenida Gentil Bittencourt, 650-Nazaré)
ENTRADA FRANCA

Realização: Cine Líbero Luxardo
Curadoria: Aerton Martins
Apoio: APJCC